domingo, 3 de outubro de 2010

“DESTROYED JEANS” (correção)


Originalmente a calça jeans usada por mineradores do Oeste americano em meados do século XIX, substituiu a calça de algodão que rasgava com facilidade e não atendia às necessidades destes trabalhadores. Com algumas modificações do comerciante Levi Strauss e do costureiro Jacob Davis a primeira calça jeans foi registrada. No final do século XIX o modelo mais famoso de jeans produzido com brim azul, a calça 501 da marca Levi’s, foi criado.
No século XX sua utilização em larga escala, foi atribuída à sua durabilidade por ser um tecido de alta resistência, além disso, a calça jeans, conhecida como calça de brim índigo blue, tornou-se uma peça de roupa em voga no mundo e no mercado da moda por ser considerada versátil e peça chave no armário de muitas pessoas.
            O conceito do jeans muda quando deixa de ser visto como algo meramente útil e passa a ser visto como peça quase que indispensável para o uso cotidiano. Com a inserção do poliéster e elastano em sua composição, houve melhora no caimento.             Com o movimento punk, por volta de 1977, houve outra mudança de valor simbólico do jeans. A vestimenta tradicional deste movimento (que na verdade nada tinha de tradicional) possuía como um de seus itens a calça jeans rasgada. O rasgo, em calças ou em qualquer outra peça, possuía conotação de descuido e desleixo, e sendo os "punks" contestadores natos, utilizaram do rasgo e da roupa puída como um grito contra os valores sociais da época, que nada tinham a ver com roupas detonadas, rasgões e rebites. O jeans rasgado, aqui, simboliza o protesto, a anarquia, a não adequação às regras da sociedade.
 Hoje em dia temos vários tipos de lavagens e modelagens quando se diz respeito à calça jeans, e podemos transitar do modelo mais clássico ao mais detonado e rasgado. Essa possibilidade se deu ao grande movimento do mercado de moda e a sua mutabilidade, sempre trazendo à tona diferentes fontes e referências culturais, trazendo o passado para o presente (com aquele twist que só a moda sabe dar) e é claro que a publicidade dá o seu "empurrãozinho" para que o nosso desejo de consumo esteja ali, sempre latente. Além disso, vale salientar que o desejo por uma calça rasgada não se restringe as pessoas que possuem estilo alternativo: a moda mistura o jeans rasgado com um salto Louboutin, bolsa Chanel e, sobretudo Burberry sem problema algum.
            A atitude rebelde do rasgo virou, enfim, ícone adorado e aderido pela maioria. Passou de contestação a símbolo fashion. O rasgado, agora chamado de Destroyed, tanto pode simbolizar despojamento como sofisticação. Há ainda quem diga que é necessária certa atitude para aderir o rasgo e há quem diga que aquele rasgão apareceu ali sem querer (mentira! rasgou que nós sabemos!). Mentiras à parte, sabemos que a atitude "tô-nem-aí" na moda se mostra mais forte do que nunca, e parece que veio pra ficar (pelo menos mais uma estação!).

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